Dicas para escolher frutas, legumes, verduras e hortaliças

Dicas-das-primeiras-papinhas-de-bebe-2
Olá amiga,
Antes de te ensinar a fazer deliciosas papinhas para seu bebê, primeiro vou te ajudar a selecionar os melhores produtos.


Dê preferência a produtos da época, pois tendem a ser mais frescos e baratos.
Se possível opte pelos orgânicos

Frutas

Abacaxi: O cheiro do abacaxi geralmente é perceptível e gostoso, e a cascana  cor amarelo-dourada e mais macia. Manchas escuras indicam que já passou do ponto.
Lima e limão: têm bastante caldo quando estão com a casca lisa.
Abacate:Os melhores são os mais pesados, firmes e de polpa macia. O mais gostoso é o abacate-manteiga. Seu formato é o de uma pêra grande; e a casca, deve ser bem lisa, fina e verde. Antes de comprar abacates, aperte-os suavemente para verificar se estão firmes e de uma leva sacudida se  a semente estiver solta ele esta maduro.
Maracujá: O melhor maracujá para consumo é aquele que tem a casca lisa, firme, brilhante e de cor amarelo-clara. Não deve ter furos provocados por insetos, nem rachaduras ou machucados. A fruta está madura se pressionar o lado oposto ao cabo, ele cede à pressão dos dedos, mas sem que se rompa a casca. A casca bem enrugada e a cor amarela – escura indicam que está ótimo para consumo.
Laranja: As mais pesadas indicam que estão mais suculentas. Manchinhas marrons não afetam o sabor. Dependendo do tipo, a casca é amarelo-esverdeada, como a laranja-pêra, ou bem amarela, como a laranja-lima (menos ácida e mais indicada para bebês).
Maçã: Procure as mais firmes e coloridas. Evite as que estiverem amolecidas, com manchas ou machucadas. As variedades Gala e Fuji são firmes, crocantes, suculentas e doces.
Mamão: Disponível o ano todo, tem que ter coloração verde-amarelada ou amarela. Quando maduros, são firmes, porém cedem ao toque (amassam um pouquinho).
Manga: A fruta tem que estar firme, mas ceder ligeiramente quando apertada. Evite mangas que estejam moles demais, com manchas pretas ou machucadas. Dependendo do tipo da manga, a casca é verde-amarelada, alaranjada ou avermelhada. O cheiro da fruta madura é adocicado.
Melancia: As melancias costumam estar disponíveis o ano todo, só que as colhidas no verão costumam ser mais doces. Selecione as mais firmes, pesadas, simétricas e que não tenham machucados ou rachaduras.
Melão: Se ainda estiver com um cabo, é sinal de que não está maduro. Tem que exalar um cheiro doce e agradável. A maioria dos melões precisa ficar em casa de dois a quatro dias, em temperatura ambiente, para amadurecer.
Morango: Compre as frutas ainda com o cabinho, e que estejam firmes e bem vermelhas. Evite morangos com partes batidas, escuras, esbranquiçadas ou com início de mofo branco . Os muito grandes não são tão saborosos e prefira os orgânicos, pois, geralmente, são frutas com alto teor de agrotóxicos.
Pêra: Procure as mais firmes e sem nenhuma mancha na casca, porque se trata de uma fruta muito delicada e suscetível a apodrecer com qualquer batidinha. A cor depende do tipo, variando de amarelo-claro a vermelho ou marrom (no caso da pêra asiática).
Uva: Escolha as que tiverem com as hastes verdinhas, flexíveis e que não estejam despencando do cacho. Hastes marrons e com a fruta caindo são sinais de que já estão maduras demais.

Legumes ,verduras e hortaliças

Berinjela : Prefira a berinjela de casca fina, lisa e brilhante, de formato comprido e não muito grande. Geralmente as grandes contêm mais sementes e fibras. As folhas na extremidade da berinjela devem estar bem verdes e grudadas à casca.
Abóbora: Selecione as firmes, com bom peso e sem marcas de terem sido batidas na casca. Se for comprar um pedaço já cortado certifique-se de que não está armazenada por muito tempo.
Alface: No caso da alface americana, a cabeça tem que ser bem redondinha, pesada, com folhas de tamanho médio e verde bem claras, quase brancas; as alfaces comum e crespa já são menos firme e sua coloração é de um verde mais parecido com cor de grama.
Batata: Há muitos tipos , mas, de modo geral, elas têm que estar firmes e sem pontinhos esverdeados na pele, sinal de que estão brotando. Não compre também se perceber partes machucadas ou já se abrindo.
Batata-doce: Tanto a variedade roxa como a alaranjada devem ter a casca firme e não apresentar sinais de umidade ou começo de bolor.
Beterraba: Escolha as de casca mais colorida e macia. Evite as beterrabas muito duras, machucadas, "murchas" ou com partes rachadas.
Brócolis: Os mais saborosos têm uma coloração verde-escura. Se as flores estiverem abertas ou amareladas, o brócolis não está mais fresco.
Cebola: Independentemente do tipo a cebola não pode ter manchas, pontos moles ou marcas pretas de bolor na casca. Não compre também se a cebola estiver "brotando" nas pontas.
Cenoura: Uma das escolhas preferidas da criançada, por seu sabor adocicado e suave. Elas têm que estar firmes, ter cor laranja intensa e a parte externa sem buracos ou rachaduras.
Couve-flor: Tem que ser firme, compacta e com coloração branco-cremosa. As folhas mais externas geralmente são bem verdinhas. Flores amareladas indicam que já está passando do ponto.
Feijão: Independente do tipo procure feijões firmes e que não tenham partes amolecidas. Verifique se não há bichos ou carunchos.
Folhagens: Escolha aquelas que tiverem as folhas mais novas, sem buracos e com cor verde vibrante. As folhas não podem estar rasgadas, murchas, escurecidas ou queimadas.
Mandioquinha: Escolha as mais amarelinhas, não muito graúdas, sem manchas marrons ou cortes na casca. Amarronzadas indicam que já estão armazenadas há mais tempo.
Milho: Escolha espigas com grãos macios e a casca verde. Não compre espigas com buracos (sinal de presença de bichinhos) ou com grãos secos.
Pepino: Invista nos pepinos firmes e bem verdes e evite os mais gordinhos ou com as pontas secas.
Pimentão: De modo geral o pimentão tem que estar com a pele brilhante, firme e sem machucados ou partes amolecidas.
Quiabo: Procure quiabos bem verdes, pequenos e macios. As pontas têm que quebrar com facilidade.
Repolho: Compre os mais pesados, porque isso é sinal de que há muitas e muitas camadas de folhas. A parte de fora geralmente é descartada, mas também não pode estar manchada, seca com folhas caindo, as folhas com buraquinho podem indicar a presença de bichos na parte de dentro.
Tomate: Escolha tomates que não estejam firmes demais se precisar usá-los mais rápido, mas preste atenção para que não tenham marcas, manchas pretas ou buraquinhos na pele (sinal de bichos por dentro).Quanto mais forte o cheiro do tomate, mais saboroso é por dentro.
Espero ter te ajudado :)  !

Nenhum comentário:

Postar um comentário